top of page

REBULIÇO SAVOIR FAIRE

com Ruth Aragão
Vídeo (cor, som)
2022
12 minutos e 19 segundos
Livre

O saber fazer deixa de fazer-se sabido para tecer figuras heróicas improváveis. Com o reuso dos fast fashions, acontecimentos inesperados desviam as histórias da cidade.


Trabalho realizado em parceria com a artista e figurinista Ruth Aragão, através do VIII Edital das Artes (2020), da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) durante a “Rebuliço: residência artística de criação em figurino-cidade”.


FICHA TÉCNICA

Proposição: Ruth Aragão

Criação de figurino: Alice Borba, Ana Beatriz Silvano, Bruno Mariano, Bruno Nogueira, Cabulosa, Carla Correa, Carlos Brito, Francisco Yuri, Georgia Vitrilis, Guika, Iris Alencar, Isabella Almeida, Jean Jirau, Jeff Rodrigues, Joaquim Neto, Larissa Ribeiro, Leonardo Batista da Silva, Loriz Severino, Lucas Arão, Luci Ferri, Márcio Dianton, Marisa Cardinelli, Micaela Menezes, Monique Gonçalves, Nirá Link, Patrícia Dawson, Rebeca Eloi, Thamires Thamires, Thayssa Abrante, Vitória Guedes, Walkíria Américo, Wenner Mesquita, Wilkson Gondim e Yasmim Ferrer

Assistência de criação de figurino: Honório Félix e Wendy Mesquita

Captação de imagens e edição: Breno de Lacerda

Assistência de câmera: Honório Félix

Performance: Renan Capivara e Sarah Nastroyanni 

Produção: William Pereira Monte

Realização: Ruth Aragão e No barraco da Constância tem!


PRINCIPAIS EXIBIÇÕES

- Temporada de Arte Cearense 2023. Edital de circulação – Theatro José de Alencar – Fortaleza (CE);

- Semana de Moda do Centro de Design do Ceará 2023. Evento de design – Centro de Design do Ceará – Complexo Cultural Estação das Artes.


PRÊMIOS

- Circulação – Temporada de Arte Cearense 2022 – Instituto Dragão do Mar;

- Residência – VIII Edital das Artes 2020 – Secultfor.


RELEASE

Fashion filme realizado no contexto de residência de criação com a figurinista Ruth Aragão e o fotógrafo e montador Breno de Lacerda, fazendo interseção entre Moda, Audiovisual e Performance a partir de metodologia upcycling em relação com o espaço urbano da cidade. Esse é o primeiro vídeo de um projeto de residências chamadas “REBULIÇO: residências de criação em moda, figurino e cidade”. A residência surge para acionar interrelações entre design e cidade, tendo as confecções em larga escala e as feiras de vestuário como os principais motes de criação artística em moda e em figurino, as residências de criação "Rebuliço" visam a elaboração de projetos de figurino desenvolvido a partir da metodologia de composição em upcycling (modelo de produção que ressignifica processos e produtos, estendendo os seus ciclos de vida).

Galeria

bottom of page